Entre os dias 29/03 e 02/04/2012, a Profa. Dra. Andresa Berretta, Gerente do departamento de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação, da Apis Flora, participou da “11ª Conferência de Candida e Candidíase” realizada pela American Society of Microbiology (ASM), na cidade de São Francisco, na Califórnia, EUA.
O evento abordou as mais recentes descobertas na área de uma importante patologia que acomete os seres humanos de forma tópica (candidíase) e de forma sistêmica (candidemia), especialmente em pacientes imunocomprometidos, como aidéticos, ou pacientes que estejam fazendo uso de medicamentos antitumorais, anti-inflamatórios esteroidais, antibióticos, entre outros, podendo levar a óbito em casos mais severos.
As descobertas relacionadas com a resposta imunológica na mucosa oral (candidíase bucal, popularmente conhecida como sapinho) e vaginal, além das respostas sistêmicas às diversas cepas de Candida, em especial as mais comumente encontradas nas patologias listadas anteriormente, como a Candida albicans, glabrata, parapsilosis e tropicalis e o aumento na incidência de resistência dos microrganismos aos antifúngicos usualmente utilizados, especialmente ao Fluconazol, foram os destaques do evento.
O projeto apresentado envolvendo os estudos com um produto de origem natural da biodiversidade brasileira é inovador na área de candidíase e candidemia e teve início em setembro de 2011 pela equipe de Pesquisa e Desenvolvimento, da Apis Flora, contando com recursos da FAPESP, via Programa de Incentivo à Pesquisa Inovativa na Pequena Empresa – PIPE, e parceria com o Prof. Dr. Gustavo Henrique Goldman da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo de Ribeirão Preto (FCFRP/USP), especialista na área.
O projeto e a participação no congresso vêm confirmar a busca contínua da Apis Flora pela inovação e pesquisa de novos produtos, tendo por base a biodiversidade brasileira.