Fonte: UOL
Comer peixe ajuda a deixar o cérebro mais saudável e diminuir os riscos de desenvolver Mal de Alzheimer. É o que aponta estudo apresentado no Radiological Society of North America.
Pessoas que comiam peixe assado ou grelhado pelo menos uma vez por semana tinham maiores volumes de massa cinzenta nas áreas do cérebro responsáveis pela memória e aprendizagem e reduziram em cinco vezes o risco de ter a doença.
No entanto, o estudo verificou que os benefícios do alimento não foram obtidos por quem comia peixe frito.
De acordo com o estudo, o estilo de vida e o tipo de alimentação podem contribuir para evitar o surgimento da doença degenerativa.
O estudo foi realizado com 260 pessoas que responderam a questionários sobre o consumo semanal de peixe. Depois de um período de 10 anos eles tiveram o cérebro escaneado para verificar as mudanças na estrutural cerebral.
Pessoas com maior volume de massa cinzenta em áreas como hipocampo e córtex pré-frontal tiveram menos predisposição de ter a doença.
Os pesquisadores levaram em conta fatores que poderiam contribuir para o surgimento da doença, como idade, sexo e atividades físicas.
De acordo com Cyrus Raji, autor do estudo, a massa cinzenta é importante para o cérebro funcionar e quando ela diminui indica que o cérebro está encolhendo.