Originário da Europa Meridional e Oriente, o alcaçuz (glycyrrhyza glabra) tem uma complicada composição química que lhe confere largo espectro de propriedades e benefícios, sendo estas comprovadas através de diversos estudos, especialmente quanto aos tratamentos de fígado, supra-renais, úlceras pépticas e desequilíbrios hormonais. Seu uso pelos povos antigos tem registro até em papiros egípcios!
A planta, usada em forma de chá, serve para tratar asma, bronquite, catarro, alergia, difteria, hepatite, diabete, tétano, desequilíbrios hormonais, melhora no funcionamento das glândulas supra-renais, baço, fígado, rins, elimina toxinas, aumenta a fertilidade. De suas adocicadas raízes também é fabricado um xarope que é largamente usado em confeitaria e até na produção de alguns tipos de cerveja.
Propriedades e benefícios
antiinflamatória;
diuréticas;
antimicrobiana;
antioxidante;
antitóxica;
anti-séptica;
tônica;
aromáticas;
Cura casos de bronquites; catarros, conjuntivite, furúnculos, gota, expectorante, laxante, refrescante;
Ajuda em problemas da bexiga, dificuldade de urinar, pedra e cálculo, prisão de ventre, indicada para feridas, inflamações, resfriados, rouquidão.
Precauções e contra-indicações
- Não usar:
durante a gravidez,
enquanto lactantes,
crianças,
em caso de anemia ou hipertensão.
- Evitar uso com contraceptivos e reposição hormonal.
Se ingerido em excesso, pode causar como efeitos colaterais: dor de cabeça, retenção de líquidos, hipertensão e insuficiência respiratória.
Como tomar
Deve-se tomar uma xícara do chá em jejum e uma após as principais refeições, como almoço e jantar.
PREPARO DO CHÁ: Ferver um litro de água com 30 gramas de alcaçuz por dez minutos, desligar e manter abafado por dez minutos. Coar e beber o chá.
Fonte: Remédio-Caseiro