Em 2007, a Universidade de Franca (Unifran) publicou estudo que demonstra que o extrato aquoso de gengibre pode ser utilizado como tratamento alternativo para a úlcera péptica, lesão causada pelos líquidos gástricos ou duodenais.
Como o gengibre é uma planta citada por diversos autores como antiemético, antilipêmico e anti-inflamatório e por ser indicado popularmente para proteção gástrica, o estudo propôs testar a efetividade do gengibre como protetor da mucosa gástrica.
Para tanto foram induzidas úlceras em nove ratos e criados três grupos, o primeiro foi tratado com água, o segundo com ranitidina (medicamento que reduz a secreção de ácido gástrico) e o terceiro com extrato aquoso de gengibre.
Os animais tratados com extrato aquoso de gengibre apresentaram resultados semelhantes ao dos animais tratados com ranitidina, demonstrando que o uso do gengibre no tratamento da úlcera pode ser eficaz.
Fonte: MACHADO, C. C.; BARBOSA, R. G. Tratamento alternativo para úlcera péptica com extrato aquoso de gengibre (Zingiber officinale). Investigação – Revista Científica da Universidade de Franca, v. 7, Franca 2007.