Pesquisa publicada em 2008, na Revista do Instituto de Ciências da Saúde, por professores e alunos da Universidade Paulista (UNIP) revelou que dietas que diferiram apenas na composição do ácido graxo acarretaram na diminuição do colesterol e dos níveis de triglicérides quando consumido óleo de peixe e na diminuição do colesterol quando consumido óleo de linhaça.
O óleo de peixes marinhos e gordurosos, como o salmão, apresentam grandes quantidades de ômega 3 devido à ingestão que realizam de plantas marinhas, principalmente algas unicelulares de fitoplâncton, que contém essa substância de forma sintetizada.
O óleo de linhaça é a fonte mais rica de ALA, um ácido graxo ômega 3.
O ômega 3 não é produzido pelo nosso organismo, mas deve estar presente em nossa dieta. Autoridades de saúde recomendam aumentar a ingestão de ômega 3 na alimentação, pois além de proporcionar efeitos benéficos, a sua baixa ingestão também pode levar a consequências prejudiciais para a saúde humana.
Fonte: MARTINS M. B.; SUAIDEN A. S.; PIOTTO R. F. e BARBOSA M. Propriedades dos ácidos graxos poliinsaturados – Omega 3 obtidos de óleo de peixe e óleo de linhaça. Revista do Instituto de Ciências da Saúde, 2008.