Sempre falamos de diferentes plantas medicinais e de suas propriedades, hoje daremos uma revisada nas propriedades da menta, para conhecê-la melhor e saber como aproveitar os benefícios que ela pode nos outorgar.
Das propriedades da menta a mais conhecida é a relativa ao sistema respiratório. A menta têm um benefício terapêutico para as pessoas asmáticas ou para aqueles que padecem de congestão nasal recurrente, bronquite ou sinusite. A inalação da menta ou bem a prática de inalar vapores de menta abre as vias respiratórias, relaxando os pulmões.
Mas além disso a menta é uma magnífica planta digestiva. Desde tempos medievais a menta é usada para estimular o apetite e promover a digestão dos alimentos. Consumida em casos de indigestão ou inflamação do estômago, ela garante o alivio instantâneo da dor e de outros sintomas associados.
Outro dos benefícios da menta é relativo ao cuidado da pele. Usa-se para desintoxicar a pele e em casos de infecções. Devido ao seu potencial antialérgico a menta é usada para aliviar picaduras de insetos, como as dos mosquitos.
Finalmente, a última vantagem do uso da menta refere-se ao cuidado oral. Devido às suas propriedades anti-bacterianas a menta justifica o seu uso para refrescar a boca e eliminar o mal hálito, sem mencionar que elimina as bactérias tanto da boca como da língua.
Fonte: Outra Medicina